quarta-feira, 6 de agosto de 2008

O homem dos sete ofícios do Leça

Jovanovic, aqui fica o resumo da entrevista a um trabalhador leceiro

Este post é um resumo do artigo que pode ser lido na íntegra em:
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=975592

É treinador, administrador e até já ajudou a cobrar quotas. Dizem que sem ele o clube não era o mesmo. Milic Jovanovic, sérvio a viver há 15 anos em Portugal, é o homem dos sete ofícios do Leça.

Abandonou, em plena guerra, a então Jugoslávia, em 1993, para defender a baliza do Torreense. Ingressou, depois, no Nacional da Madeira, onde esteve dois anos, antes de se assentar bagagens em Leça da Palmeira. Foi aí que chegou à ribalta do futebol português.

No início do novo milénio, Jovanovic arrumou as luvas, mas continuou a dedicar-se ao "seu" Leça, onde ocupou os mais variados cargos, no relvado, mas também fora dele. "Estou preparado para qualquer lugar. Sou funcionário do clube e não posso recusar nenhuma proposta", explica.

Entretanto, chegou à administração do clube, onde é responsável pela ligação entre a secretaria e os serviços externos. Trata das inscrições dos jogadores na Associação de Futebol do Porto, na segurança social, da regularização do clube nas finanças. No ano passado, até chegou a ajudar a cobrar as quotas. Tudo em nome do amor ao Leça.

"Desta vez, a direcção convidou-me para liderar a equipa juntamente com o Pedro Mesquita [também antigo jogador do clube], assim como outras direcções me pediram noutras alturas para desempenhar outras funções", afirma Jovanovic, que assume, este ano, pela primeira vez na carreira, o cargo de técnico principal.

O objectivo para este ano é parar, de vez, os trambolhões que a equipa leceira tem dado nos últimos anos.

"Queremos ficar entre os seis primeiros lugares", aponta.

O regresso aos palcos maiores do futebol português está, para já, fora do horizonte leceiro.

"Primeiro precisamos de conseguir estabilidade para depois, quem sabe, pensar noutras coisas". Palavra de treinador... e de administrador.

Sem comentários: